Válendo









Descrição:

Seguindo os princípios da autonomia, da flexibilidade e da articulação local, a fim de estimular e promover o hábito de leitura, o projeto Válendo propõe uma biblioteca comunitária a céu aberto com objetivo de criar/ocupar espaços públicos (ou cedidos por comerciantes e empresas privadas) para a disponibilização de livros para leitura no local e empréstimos, bem como estimular a troca de livros.

O que é:

Um projeto cultural e educacional de fomento à leitura que propõem o desenvolvimento pessoal, intelectual e a inclusão social através da realização de atividades culturais gratuitas relacionadas a leitura, para toda a população.

As atividades promovidas pelo projeto envolvem estabelecer uma corrente literária que coloca livros em movimento, a fim de estar à disposição da comunidade, incentivando a leitura circulando por diversos lugares.

Em outras palavras, damos oportunidade a todos de compartilhar livros e leituras. Contribuir para a ruptura das barreiras sociais e econômicas que afastam as pessoas do livro e da leitura, promover a socialização da oportunidade de ler e possibilitar a descoberta e conhecimento por meio de livros.

Como funciona:



DOE um livro, coloque na caixa.
LEVE emprestado qualquer livro disponível na caixa.
LEIA aqui mesmo no evento ou onde preferir.
DEVOLVA o livro na caixa para que outros possam ler.

Recebemos livros doados por pessoas, empresas, instituições e editoras, bem como escritores que publicam suas próprias obras doam livros de sua autoria, enfim, todos podem contribuir com doações!

Os livros precisam circular e serem acessíveis a todos, por isso devem ser disponibilizados nos mais diversos lugares. Para tanto, desenvolvemos um suporte para guarda e exposição dos livros, de fácil montagem e baixo custo, considerando a leveza, resistência e a possibilidade de replicação, com uso de materiais reaproveitados e a mão de obra para a montagem foi toda voluntária.

Estabelecemos um local e horário para levar a biblioteca (e os livros!) onde o publico possa retirar seus exemplares, levar para casa e devolver no próximo evento. O espaço do local escolhido também é pensado para ser utilizado como ambiente de leitura, tendo em vista que os livros são oferecidos para leitura no local, envolvendo as pessoas que estão aproveitando seu dia de lazer, estimulando o gosto e o prazer pela leitura.

O conceito:

O projeto foi todo baseado na utilização de recursos humanos voluntários e materiais disponíveis, considerando que o consumo deve ser consciente, estimulando o desapego e o reuso de livros, por acreditar que o livro circulando alcança mais pessoas e assim promover oportunidades de criar novos leitores.

A leitura é transformadora e o acesso aos livros deve ser democratizado. Nosso maior desafio é fornecer o acesso aos livros para as pessoas que ainda não gostam de ler ou não têm o recursos financeiros que lhes permita comprá-los, levando a biblioteca em locais bastante variados, criando uma agenda de eventos em locais diversos para intervir em comunidades afastadas de bibliotecas, onde as pessoas não têm acesso a livros e não são familiarizados com a prática da leitura.

Nossa intenção é ter uma biblioteca livre, acessível, itinerante, com portas abertas, onde seja possível levar, ler e devolver ou passar adiante qualquer livro, inclusive estimular a troca de livros entre nós, estabelecendo uma parceria onde a doação, troca e empréstimo de livros é simples e controlada pela própria comunidade que passa a ver o livro como uma mensagem que deve circular por todos os lugares. O objetivo é levar o livro para perto do leitor e promover a cultura de leitura, uma leitura prazerosa, autônoma e transformadora que desenvolve a capacidade crítica e construção de conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário